Grupo C - Segundo Ano 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tunicados ou Urocordados

Os tunicados são marinhos, ocorrendo desde os oceanos polares até os tropicais, principalmente em águas rasas costeiras, mas alguns vivem em profundidades de até 5 mil metros. Alguns são de vida livre, e outros, após um curto estágio larval de vida livre, fixam-se em rochas, pilares de cais ou cascos de navios. Os tunicados podem ser solitários, coloniais ou formar grupos de muitos indivíduos embaixo de uma túnica comum. Variam em tamanho desde formas quase microscópicas até outras com 30 centímetros de diâmetro; muitos são cinzentos ou verdes, mas alguns de outras cores. São conhecidas aproximadamente 2 mil espécies. Seus métodos de reprodução são variados, alguns sexuais, outros assexuais por brotamento. O nome do grupo refere- se a “tunica” secretada, o revestimento saculiforme do corpo. Os tunicados mais conhecidos são as ascídias, que esguicham repentinamente água de aberturas da túnica quando tocadas.
Aristóteles(384 – 322 a.C.) desceveu uma ascídia solitária como Tethyum, mas só no começo do século XIX muitas espécies foram descritas com detalhes. Curvier lhes deu o nome de Tunicata e os colocou entre os “Radiata” e os “Vermes”; mais tarde, foram classificados como moluscos. Em 1866 Kowalewsky, por meio de estudo cuidadoso das fases de desenvolvimento de uma larva de ascídia, demonstrou brilhantemente a verdadeira posição do grupo dentro dos cordados.
Entende-se melhor os tunicados considerando-se primeiramente a larva de vida livre de uma ascídia e depois o adulto. A larva mostra características dos cordados; mas algumas delas são ausentes no adulto e outras são mascaradas pelas adaptações do animal à vida séssil.

Este subfilo abrange três classes:






FONTES:
Livro de Zoologia Geral – Tracy I. Storer/ Robert L. Usinger http://www.infoescola.com/biologia/urocordados-ou-tunicados-urochordata-ou-tunicata/ http://www.planetabio.com/cordadosI.html



ISIS MOCNY COUTINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário