Grupo C - Segundo Ano 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

pikaia, o início dos vertebrados

Pikaia é um animal extinto, do período Cambriano, considerado pela imensa maioria dos biólogos como o ancestral comum de todos os atuais vertebrados.
Os primeiros cordados do registro fóssil foram representados pelo Pikaia. Se considera este animal um cefalocordado, apesar da dificuldade que envolve distinguir entre um cefalocordado e representantes primitivos de Craniata. A única diferença é a cefalização.
Pikaia foi encontrado no Folhelho Burgess, na Colúmbia Britânica (Canadá). Tem uma musculatura longitudinal chamada miótomo. Teria cerca de 5 cm e como que duas antenas pequenas. É um animal que deverá ser estudado em mais detalhes pela sua importância na evolução dos cordados.
Sendo um céfalocordado (Cephalochordata, animal que possui o que seja uma cabeça definida e uma "corda" nervosa ao longo do resto do corpo), encontra como animais semelhantes hoje os anfioxos.


ANFIOXOS
Curiosidades:Não há órgãos dos sentidos visíveis.Não é uma lesma, apesar da semelhança. Entretanto, foi assim chamado quando descoberto em 1774. Nessa época, as pessoas mal começavam a entender a evolução dos seres vivos. Seria um invertebrado ou um vertebrado? De fato, o anfioxo pode ser considerado como o retrato dos nossos mais antigos ancestrais, um peixe primitivo ou um verme dotado de notocorda, a qual lhe dá a sustentação.
Ele vive junto às praias dos mares quentes ou temperados. É considerado um alimento delicioso desde o Mediterrâneo até o mar da China, onde é apanhado em grande quantidade. Quando lhe permitem, o anfioxo leva uma vida pacífica, meio enterrado na areia, como a parte superior do corpo emergida verticalmente. Movimenta-se pouco,porque é mau nadador. Quando perturbado, ziquezagueia rapidamente, sem quase sair do lugar, e volta a enterrar-se na areia. O anfioxo alimenta-se quando respira. Sua faringe perfurada funciona como uma espécie de filtro, capaz de reter partículas de matéria orgânica existentes na água do mar. Sua larva é assimétrica e lembra um pouco um girino.



FONTES:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pikaia
http://tudosobreanimais-animais.blogspot.com/2008/07/tudo-sobre-o-anfioxos.html


ISIS MOCNY COUTINHO

5 comentários:

  1. Que cor linda!
    eles possuem ela sempre?

    ResponderExcluir
  2. pesquisei sobre isso, mas não achei nada concreto. acredito que os anfioxos podem tem diversas cores, e esse roxinho mostrado é um anfioxo adulto.
    ISIS MOCNY COUTINHO

    ResponderExcluir
  3. o que otimo adorei sou mariane to fazendo 7 ano

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito obrigada eu sou a Megurime e estou fazendo o 7° ano também, não conseguia achar os cordados para meu trabalho de ciências (que já tem 69 paginas)que estou fazendo manuscrito,e achei aqui.
    MUITO OBRIGADA MESMO HEIN?!

    ResponderExcluir