Grupo C - Segundo Ano 2010

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Macropinna Microstoma peixe de cabeça transparente



Este peixe chama-se Macropinna microstoma, tem olhos tubulares e uma cabeça transparente.Os investigadores da MBARI ( Monterey Bay Aquarium Research Institute) recentemente descobriram este peixe e sua cabeça estranha, perceberam também que seu olhos podem rodar no seu crânio e a transparência na sua cabeça permite que um nadador cauteloso registre tudo o que acontece acima dela, bem como dos lados e na frente. Os dois orifícios pequenos e esféricos na frente do peixe não são olhos, mas órgãos olfativos.



Usando câmeras de vídeos especias os pesquisadores da MBARI Bruce Robison e Kim Reisenbichler revelaram os movimentos dos olhos do peixe.


O peixe de 15 centímetros é conhecido desde 1939 - mas apenas através de espécimes mutilados por redes de pesca que vinham à superfície.O M. mircostoma vive mais de 600 metros abaixo da superfície oceânica, onde a água é quase preta.

As lentes verdes no topo de cada olho filtram a pouca luz solar que consegue chegar da superfície, permitindo ao peixe se concentrar na bioluminescência de criaturas gelatinosas pequenas ou de outras presas que passam acima dele.




http://edself.blogspot.com/2009/02/macropinna-microstoma-peixe-de-cabeca.html?zx=4b8128409caf0803

2 comentários:

  1. Que máááximo!!! Adorei esse peixe! Muito interessante.. parece até mágica ! hahaha E podia jurar que o nariz eram os olhos ! Muito legal mesmo! Queremos um desse nos nossos aquários..

    by: B4 (Bia Biaggi e Bia Brito)

    ResponderExcluir
  2. Que peixe é esse?! Nossa... Muito bom!! Parabéns pela postagem!!
    Por: LíviaS :)

    ResponderExcluir