Grupo C - Segundo Ano 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ciclóstomos

Corpo longo, delgado e cilíndrico, com a região da cauda comprimida; nadadeiras medianas sustentadas por raios cartilaginosos; pele mole e lisa, com muitas glândulas mucosas unicelulares; escamas, mandíbulas e nadadeiras pares ausentes.
Boca anteroventral, sugadora em lampreias e eversível e mordedora em peixes-bruxa; órgãos olfativos pares mas com 1 abertura mediana no focinho.
Crânio e arcos viscerais (cesta branquial) cartilaginosos; notocorda persistente; vértebras representadas por pequenos arcos neurais (arcuálios) imperfeitos sobre a notocorda.
Coração com 2 câmaras, aurícula e ventrículo; múltiplos arcos aórticos na região branquial; sangue com leucócitos e eritrócitos circulares nucleados; múltiplos corações no peixe-bruxa.
Brânquias em bolsas saculiformes laterais da faringe; 7 bolsas nas lampreias, 5 a 16 nos peixes-bruxa.
Encéfalo diferenciado, com 8 ou 10 pares de nervos cranianos; cada “ouvido” com 2 canais semicirculares (ou um nos peixes-bruxa).
Rins mesonéfricos com ductos para a papila urogenital; o pronefro persiste nos adultos de peixes-bruxas; produtos nitrogenados principalmente amônia.
Temperatura do corpo variável (ectotérmicos).
Gônada única, grande, sem ducto; fecundação externa; desenvolvimento direto (peixes-bruxa) ou com longo estagio larval (lampreias).
Nos ciclóstomos as características de vertebrados incluem o encéfalo diferenciado e nervos cranianos pares, olhos, ouvidos internos, início de vértebras segmentadas, sistema de órgãos característicos e presença tanto de células sangüíneas vermelhas como brancas. Os ciclóstomos diferem dos outros vertebrados por não apresentarem cabeça bem diferenciada, não possuírem mandíbulas verdadeiras, extremidades pares, cinturas, costelas ou ductos genitais, ligados às gônadas.



FEITICEIRAS ou PEIXES- BRUXA (Classe Myxine)- Cerca de 60 espécies de animais marinhos que podem atingir 1m de comprimento. Geralmente são predadoras de pequenos invertebrados, mas há espécies necrófagas (alimentam-se de restos mortais).

LAMPREIAS (Classe Petromyzontida)- São cerca de 45 espécies de animais que podem viver tanto em água doce como em água salgada. Atingem cerca de 1 m de comprimento e normalmente são ectoparasitas de peixes. Introduzem a boca circular (dotada de destículos) sobre a pele do peixe, raspando-a e perfurando-a para sugar o sangue e tecidos. Reproduzem- se em água doce, mas passam a vida adulta no mar.











FONTES:
Livro de Zoologia Geral – Tracy I. Storer/ Robert L. Usinger http://www.planetabio.com/cordadosI.html




ISIS MOCNY COUTINHO

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As matérias estão legais, servindo de referência para todos. A parte das LAMPREIAS que são componentes da Classe dos peixes sem mandíbulas ficou interessante mostrando bem nas imagens, uma importante característica do peixe, que é a boca circular, com as ventosas por dentro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir