Grupo C - Segundo Ano 2010

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tubarão-Baleia

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae, vive em oceanos quentes e de clima tropical, além de ser a maior das espécies de tubarão, Pode crescer até cerca de 20 m e pesar mais de 13 toneladas.

Alimentação

O tubarão-baleia se alimenta de plâncton, macro-algas, krill, pequenos polvos e outros invertebrados. As várias fileiras de dentes não atuam na alimentação, a água entra constantemente na boca e sai através dos arcos das brânquias. Qualquer material capturado é engolido.Entretanto, também se alimenta de forma ativa, explorando concentrações de plâncton ou pequenos peixes através do olfato.

Comportamento

Quando se explica que a maioria dos tubarões não são perigosos para os humanos, esta espécie é geralmente usada como o exemplo principal. Mergulhadores podem nadar ao redor do gigantesco peixe sem problema algum

.


Reprodução

Como ocorre com a maioria dos tubarões, os hábitos reprodutivos dos tubarões-baleia são obscuros. Baseando-se no estudo de um único ovo encontrado na costa do México em 1956, acreditava-se que eles fossem ovíparos, mas a captura de uma fêmea grávida em julho de 1996, contendo 300 filhotes de tubarão-baleia[2] indica que eles são vivíparos com desenvolvimento ovovivíparo. Os ovos permanecem no corpo e as fêmeas dão luz a filhotes com 40 a 60 cm. Acredita-se que eles alcancem maturidade sexual por volta dos 30 anos e sua longevidade é estimada como sendo entre 60 e 130 anos.

Segundo a WWF, o menor exemplar vivo da espécie foi encontrado com apenas 38 centímetros. Sua pequena cauda ficou presa em cordas de amarras de navios em 10 de março de 2009 na Baía de Sorsogon, Filipinas.




Fontes : Wikipédia , www.nomarprofundo.blogspot.com e Youtube .

6 comentários:

  1. Gostei muito dessa matéria e o tubarão-baleia é um animal muito bonito. Só que este anomal pode realmente ser considerado um tipo de tubarão ou este nome é somente popular?

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria, principalmente o fato de esclarecer que os tubarões não são perigosos para os humanos, e que é uma questão de defesa! (:

    ResponderExcluir
  3. Yasmine, o tubarão-baleia é uma espécie de tubarão. O 'baleia' em seu nome popular, vem devido ao seu tamanho .
    Thayana

    ResponderExcluir
  4. Uma vez, assistindo ao programa do Roberto Justus (ignore essa parte, por favor), ouvi que essa espécie seria a maior entre os peixes de água salgada, procede? Valeu pra quem tirar a dúvida, show o blog de vocês!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Natalia o programa estava certo o Tubarão baleia(peixe cartilaginoso) que apesar do nome baleia é um peixe e apesar do nome tubarão ele é inofensivo (alimenta-se de plancton), como já foi dito.
    Danielle

    ResponderExcluir
  6. É mesmo, o tubarão é como se fosse um animal qualquer, só oferece perigo quando se sente ameaçado ou necessita de alimento. Não é um animal perigoso para o ser humano! Muito legal a reportagem!

    ResponderExcluir