Grupo C - Segundo Ano 2010

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Peixinho de laboratório


Após os camundongos, o Danio rerio (peixe zebra) é o vertebrado mais comumente empregado em estudos genéticos, principalmente na pesquisa do câncer e de doenças cardiovasculares, pois apresenta muitos genes em comum com os seres humanos. Trata-se de um peixe teleósteo(possui tecido ósseo perfeito), cipriniforme (forma caracteristica de carpa), da família dos ciprinídeos, e originário da Índia Oriental e Bangladesh. Possui cerca de cinco centímetros de comprimento, coloração geral prateada, com cinco faixas longitudinais azul-escuras. É uma espécie ovípara ornamental, muito apreciada por aquariófilos.

Por mais de 20 anos, além do foco genético, o peixe-zebra também serviu como um excelente modelo para a compreensão do desenvolvimento embrionário normal e dos defeitos de nascimento. Mais recentemente, estudos com esse animal foram ampliados para manifestar diferentes doenças humanas e para analisar a formação e as funções de populações celulares dentro dos órgãos. Esse peixe está se tornando rapidamente o animal de escolha para muitos experimentos.

Fonte:

http://www.biotec-ahg.com.br/index.php/acervo-de-materias/assuntos-diversos/557-peixe-zebra-e-alvo-crescente-dos-cientistas

http://www.cienciaybiologia.com/zoologia/peces-cipriniformes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário