Grupo C - Segundo Ano 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Que tal degustar uma rã?


Várias pesquisas no campo farmacoquímico mostram as diversas propriedades medicinais da carne de rã. Possui um alto teor de proteínas (cerca de 19%), contém aminoácidos essenciais de importância para o crescimento e manutenção da saúde, além de vitaminas, sais minerais e pouca gordura (0,25%). Sendo utilizada na produção de cosméticos.
Tem indicação médica no tratamento de doenças digestivas e convalescentes de qualquer idade, como também podem ser consumidas por pessoas com arteriosclerose e obesidade. Além das propriedades medicinas da carne de rã, sua pele é muito rica em antibióticos, sendo utilizada em hospitais no tratamento de queimaduras.

Apesar de saborosa, a carne de rã pode reservar surpresas desagradáveis para os homens que a apreciam. Se,antes de abatida, a rá se alimenta de cantáride, inseto conhecido na Europa como mosca espanhola e no Brasil como vaquinha ou potó, ela ingere também o veneno cantaridina, que causa o priapismo - ereção involuntária, prolongada e dolorosa. Segundo artigo da revista Revue des Sciences Naturalles publicada na Alemanha, o consumidor pode até morrer, caso o batráquio tenha ingerido um inseto de sexo masculino.Semelhante ao besouro, a catáride contém grande quantidade de principio ativo da substancia que provoca o priapismo,mas não sofre seus efeitos. Registros levantados pela revista confirmam que o efeito da cantaridina sobre a ereção é conhecido desde a Antigüidade.

Rã ao vinho
Ingredientes:
2kg de carne de rã
Sal e pimenta
1 dente de alho
1 colher de cebola ralada
1 colher de manteiga
1 colher de farinha de trigo
2 xícaras de caldo de galinha
4 gemas de ovo salsa picada

Modo de Preparo:
Tempere a carne de rã no vinho, sal, pimenta, alho e cebola ralada e deixe pegar gosto por uma hora. Para preparar o molho derreta a manteiga na panela, acrescente a farinha de trigo para dourar e junte o caldo de galinha. Mexa por 5 minutos. Coloque as rãs bem escorridas na panela, sem excesso de tempero. Deixe cozinhar por 15 minutos. Derreta mais um pouco de manteiga, junte as claras de ovo e misture ao molho com as rãs na panela. Mexa um pouco para misturar bem as gemas. Retire as rãs da panela e acrescente salsinha picada. Sirva o prato acompanhado de arroz.

FONTES:http://www.ranashaw.com/
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=42019.0
http://www.soreceitas.com/receita/1116/ra_ao_vinho


ISIS MOCNY COUTINHO

2 comentários:

  1. Nojo! rsrs.
    Mas diz minha mãe que eu já comi muita rã! eca :/
    Só uma correção: no título é degustar, e não desgustar #fikdica
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. obrigada lu :D vamos mudar ! beijos

    ResponderExcluir