quarta-feira, 30 de junho de 2010
"Cobra" cega é um anfíbio
Como todos os anfíbios, a cobra-cega leva uma vida dupla - primeiro na água e depois em terra firme. Algumas espécies fazem exceção. Quando a larva sai dos ovos, vive na água, é vegetariana e respira por brânquias externas. Depois de passar por diversas transformações (metamorfoses), passa a ter respiração aérea. Respira o ar com um pulmão só. Respira também pela pele que é úmida e coberta de muco.
Todos os anfíbios ápodes (sem pernas) recebem o nome de cecília. Existem aproximadamente 55 espécies. Todas elas possuem o corpo comprido, muito fino e de forma cilíndrica. As espécies mais longas que medem cerca de 90 cm, têm pouco mais de 2 cm de diâmetro.
Esses animais vivem em todas as regiões tropicais, menos na Oceania e na República Malgaxe. São bastante difíceis de observar e estudar. Vivem em redes de túneis a 90 cm ou mais de profundidade, alimentando-se de moluscos, vermes e até cobras pequenas. Engolem a presa inteira e sabe-se de casos em que se comem uns aos outros. Possuem um tentáculo protrátil muito sensível entre o olho e a narina.
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Gymnophiona (Apoda)
FAMÍLIA: Caecilidae
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito interessantye essas informaçoes sobre a cobra cega sabendo- se q elas podem comer umas as outras e seber q podem comer uma presa inteira
ResponderExcluirEsse post abriu minha mente! Só agora fui entender o porquê do nome daquela brincadeira cobra-cega (ou seria cabra-cega?). Deve ter a ver com a velocidade da cobra para dar o bote e com seus sentidos (que não a visão) apurados, né? Ok, talvez eu tenha viajado um pouco.
ResponderExcluirAdorei essa postagem! Achei interessante, pois não sabia que a "cobra" cega é um anfíbio. Engraçado que existem casos que elas se comem umas as outras, deve ser estranho... :)
ResponderExcluireu vi um dessas na minha casa! sem brincadeira
ResponderExcluirTô com uma aqui e agora.
ResponderExcluirHoje a noite, uma visitou meu banheiro,só vi a patroa gritando,após o ocorrido,devolvi a pobrezinha a natureza assustada pelo grito da minha mulher KKK.
ResponderExcluirÉ assustadora,pois o que tem de pequena tem de veloz. Me desesperei quando bati de frente com uma.
ResponderExcluir