Grupo C - Segundo Ano 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Os 10 sapos e rãs mais esquisitos do mundo

1. Sapo Arco-Íris – adorado como um Deus na Índia

Centenas de pessoas se aglomeram na casa de Reji Kumar, na Índia, para rezar e pedir milagres. Quando Reji, de Thiruvananthapuram, na capital de Kerala, no sul da índia, avistou o sapo pela primeira vez, era fascinantemente branco. Depois mudou para amarelo e depois para cinza. O sapo que muda constantamente de cor é venerado com um Deus.

2. Rã Transparente

Hyalinobatrachium pellucidum, também chamada como rã de vidro ou cristal, pois é completamente transparente. Não é nenhuma novidade, mas está definitivamente em extinção, então é a queridinha dos ambientalistas.

3. Sapo Atelopus

Esse sapo é conhecido por diversos nomes tais como sapo palhaço ou sapo Harlequim da Costa Rica. Não importa como se chama, é neo-tropical e vive pela Costa Rica e Panamá. As espécies listadas estão em risco e vivem hoje basicamente no Panamá.

4. O menor sapo do mundo

De uma forma geral, altitude alta significa animais grandes. Mas a menor espécie de sapo conhecida do mundo mora nas alturas das Montanhas do Andes, no Peru.


5. O maior rã do mundo

A rã-golias ou Conraua goliath é um dos maiores anfíbios da terra. Pode crescer até 33 cm do comprimento, e pesar 3kg. Esse animal vive em um habitat relativamente pequeno, principalmente na África Ocidental (perto de Gabon). Essa espécie pode viver até 15 anos, e se alimenta de escorpiões, insetos e rãs/sapos menores. Elas podem escutar, mas não coaxam.

6. Rã dourada de Madagascar

A sugestão do nome é em função do dorso laranja/vermelho. Essas rãs são pequenas com 2,5 cm de comprimento. É uma rã terrestre e nativa do Madagascar.


7. Rã da Flecha Venenosa


Essa rã é nativa da América Central e do Sul, possui a cor azul safira e é da família Dendrobatidae. Diferente de outras rãs, essas são espécies ativas no dia de hoje, e exibem uma cor brilhante em seu corpo.

As dendrobatids são tóxicas, sendo que os níveis de toxicidade são variáveis entre as espécies, e de uma população para outra.

Muitas espécies estão em risco. Esses anfíbios são constantemente chamados de “rãs flechas”, devido aos ameríndios que usavam suas secreções tóxicas para envenenar suas flechas e caçar animais maiores.

8. Sapo de Chifre

Esse sapo pode crescer até 15 cm e habitar o Uruguai, Brasil e norte da Argentina. Mesmo dando a impressão de ser parado, é rápido para dar o bote em lagartos, roedores pequenos, pássaros ou outras rãs.

9. Sapo Leopardo

O Sapo Leopardo do Norte é considerado uma espécie incomum, crescendo até 9 cm. Seu dorso tem uma coloração de marrom a verde escuro com manchas circulares com bordas claras.

10. Rã musgo vietnamita

A Theloderma corticale ou rã musgo vietnamita é da família Rhacophoridae. É encontrada no Vietnã e possivelmente na China. Seu habitat natural é subtropical ou florestas tropicais úmidas. O nome popular da rã musgo surgiu pelo fato dela ter a pele pintada de verde e preto que lembra musgo, servindo também como camuflagem. Algumas pessoas têm essa rã como bicho de estimação, o preço dela é de U$45 a U$75.


http://hypescience.com/675894-os-10-sapos-mais-estranhos-do-mundo/

4 comentários:

  1. Olá grupo C, o layout do Blog está ótimo. Gostei muito dessa matéria do sapo, só trocaria o título porque não são apenas sapos, não é? Também trocaria o subtítulo do maior sapo do mundo, já que é a maior rã do mundo. Vocês estão indo pelo caminho certo e têm até o dia 11/7 para acrescentar mais curiosidades dos animais, já que os outros estão com poucas curiosidades.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Não sabia da existência desta rã transparente, muito diferente de todas as outras, pois conseguimos ver todos os seus orgãos sendo assim, é um dos maiores motivos da mesma estar em extinção e por este motivo de ser transparente, me chamou tanto a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que existia tantos tipos diferentes de sapos e rãs, alguns são lindos outros dão muito nervoso de olhar. Mas gostei muito da rã trasparente, é uma pena que esteja em extinção.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse post... realmente é muito interessante ver quantos tipos diferente existem, que nem faziamos idéia! Estamos tão acostumados a só 'um tipo' né. E concorcondamos com a Yasmine.. uns são tão bonitinhos, já outros tão estranhos! Adoramos o preto com rosa.. super fashion ! HAHAHAHAH E o transparente também, com Ricardo já disse, é muito interessante ver os orgãos dele.. eca ! HAHAHAA

    O blog de vocês está muito bom!
    by: B4 (Bia Brito e Bia Biaggi)

    ResponderExcluir