Grupo C - Segundo Ano 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cefalocordados


Principal representante: os anfioxos; animais aquáticos filtradores que se enterram na areia, mas que também pode nadar em águas rasas.
Alimentação: os cirros bucais movimentam-se e deslocam a água em direção à boca; por meio da faringe branquial, filtram partículas orgânicas da água. De modo semelhante as ascídias, as partículas grudam em um muco e são conduzidas ao estômago por movimento de cílios presentes na mucosa da faringe.
Respiração e Circulação: respiram pela faringfe branquial (brânquias) e apresentam sistema cuirculatório fechado, com coração pulsátil na região ventral.
Sistema Nervoso: apresentam um tubo nervoso dorsal de onde partem nervos para os demais órgãos.
Revestimento: apresentam uma pele muito fina que recobre a camada muscular metamerizada.
Reprodução: maior parte é dióica, com fecudação externa e desenvolvimento indireto (fase larval).

O corpo é delgado, longo, comprimido lateralemente, afilado nas duas extremidades e não tem cabeça distinta. A baixa nadadeira dorsal mediana ao longo de quase todo corpo e a nadadeira pré-anal do atrióporo ao ânus são constituídas por câmaras contendo custos raios de tecido conjuntivo. A cauda tem uma nadadeira membranosa. Na frente da nadadeira ventral o corpo é achatado ventralmente, com uma dobra metapleural ao longo de cada lado. A boca é ventral, na extremidade anterior, o ânus fica do lado esquerdo perto da base da nadadeira caudal e o atrióporo é uma abertura ventral adicional, na frente do ânus.


FONTES:
Livro de Zoologia Geral – Tracy I. Storer/ Robert L. Usinger http://www.planetabio.com/cordadosI.html


ISIS MOCNY COUTINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário