Grupo C - Segundo Ano 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sapos


O que você pensa quando vê um sapo? Você imagina uma criatura verde, pequena, mal cheirosa, sentada na lama? A maioria das pessoas imagina e é por isso que os sapos se tornaram animais indesejados para muita gente. Mas isso está muito longe de ser verdade. Sapos são animais fascinantes, que vivem em muitos lugares, inclusive no deserto! Lendo estas páginas você vai ficar sabendo de muitas coisas interessantes que os sapos fazem. Quando você aprender mais sobre esses animais, vai concordar com a gente: sapos são um barato!!

O que? Você não acredita? Então continue lendo e conclua você mesmo!

-Sapos fazem parte de um grande grupo de animais chamados ANFÍBIO (anfi = duplo; bio =vida), os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, pela posse de pulmões e de dois pares de perna.Porém eles não conquistaram totalmente o ambiente terrestre pois são dependentes da água, sua respiração pulmonar é insuficiente (75%) então é complementada pela respiração cutânea (25%).

Curiosidades

*Assim como as cobras, existe um tipo de sapo que troca de pele. Isso é chamado de muda. Primeiro o sapo arqueia suas costas até fazer um corte na pele. Com o pé dianteiro ele puxa a pele morta que sai inteira numa só peça e a come!!

* Sapos ouvem tanto quanto a gente, com a diferença que o tímpano deles fica do lado de fora do ouvido.

*Sapos são animais de sangue frio. Isso significa que a temperatura de seus corpos muda com a temperatura ambiente. Quando o inverno chega, muitos sapos hibernam. Observada como substantivo, esta mesma palavra refere-se a qualquer espécie de animal vertebrado da Classe Anfíbia.

*O termo anfíbio vem do grego e tem como significado "duas vidas". Um exemplo é o sapo, que nasce como girino, sobrevivendo somente dentro da água, mas que, depois de adulto, perde a cauda e se transforma em um Anuro, ordem dos sapos, rãs e pererecas. Este termo é bastante antigo e faz referência principal aos sapos, rãs e pererecas (por isso o nome).

* Sapos machos coaxam para atrair as fêmeas durante a época de acasalamento. Alguns sapos conseguem coaxar mesmo estando debaixo d’água! Sapos têm um saco vocal e quando eles querem coaxar bem alto, enchem esse saco de ar!

* Há mais de 3500 tipos diferentes de sapos!!!

* Reprodução :Apresenta dimorfismo sexual (Diferenças físicas destinadas a promover a atracção entre machos e fêmeas) acentuado. A desova é composta por cordões gelatinos em fileiras dupla de ovos (raramente única). Os girinos, pretos, vivem em cardumes. Reprodução externa;

http://www.apasfa.org/futuro/sapos.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/sapo.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário