Grupo C - Segundo Ano 2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

Peixes Abissais


No fundo do
oceano, a 4000 metros, onde a luz do sol não desce e a temperatura média é de 2 graus, vicejam estranhas espécies de peixes escuros e de aspecto horroroso aos olhos humanos, que fascinam porém os cientistas por sua adaptação a vida sob pressões praticamente insuportáveis, pouco alimento e reprodução difícil.

São os peixes abissais, formas de vida extremamente peculiares. Alguns tem boca e estômago capazes de engolir e digerir presas com o dobro do seu tamanho. Nas condições do que seja talvez o mais inóspito dos ambientes, por sinal o maior hábitat do mundo, muitos desses peixes desenvolveram sistemas orgânicos destinados a iluminar as trevas e atrair as presas: possuem luzes no próprio corpo, que acendem e apagam como lanternas quando necessário.
s. Estes órgãos produtores de luz são na verdade uma espécie de lâmpada: uma glândula de pele que compreende uma lente, um refletor e duas substâncias químicas, a luciferina (o combustível) e a luciferase (o catalisador), que aí são lançadas, provocando uma combustão e a libertação de uma viva luz fria. É a emissão de luz sem produção de calor.


Quanto à reprodução, estes seres desenvolveram certas estratégias, como a adotada pela espécie Gonostoma gracile, na qual o indivíduo amadurece sexualmente como macho em um ano e, no ano seguinte, como fêmea. Há vários outros exemplos, como o que ocorre na família dos Paralepidídeos, na qual os indivíduos são hermafroditos, podendo fecundar a si mesmos.

Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br

JOÃO PAULO DE FARIA


2 comentários:

  1. Adorei a postagem. Já tinha ouvido falar desses peixes quando li "Ponto de Impacto", do Dan Brown, mas agora conhecendo os detalhes vejo que são realmente fascinantes! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Post legal, na maioria dos filmes que se passam no fundo do mar, esses peixes bizarros com essa tal lanterna sempre aparecem.

    ResponderExcluir