Grupo C - Segundo Ano 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Macho grávido? É com o cavalo-marinho


Esse estranho peixe com cabeça de cavalo e cauda prênsil locomove-se na vertical e vive normalmente em companhia de sua fêmea. Na primavera, a fêmea executa uma dança para seduzir o macho; por sua vez, o macho intumesce sua bolsa ventral para impressioná-la. Por várias horas, macho e fêmea nadam um ao redor do outro na superfície da água, antes de acontecer o acasalamento.
Quando chega a hora, macho e fêmea se colam um ao outro, barriga contra barriga. A fêmea flutua um pouco acima do macho, e introduz o tubo de postura de ovos num orifício da bolsa ventral de seu par, que havia sido esvaziada antes de toda a água que havia nela. Ao mesmo tempo que o abdome da fêmea vai desinchando, os óvulos penetram na bolsa do macho, sendo aí fecundados.
Dessa forma, o macho permanece “grávido” por um período de 4 até 8 semanas. Pelo orifício da bolsa ventral, saem então dezenas de pequenos cavalos-marinhos perfeitamente formados. Após o parto, os filhotes já estão prontos para nadar e procurar seu alimento, dispensando daqui por diante os cuidados do pai.

FONTE:http://www.editorasaraiva.com.br/eddid/Ciencias/biblioteca/artigos/Cavmar.html

ISIS MOCNY COUTINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário