Grupo C - Segundo Ano 2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Doris!


Aquele peixe roxo, do filme "Procurando Nemo", que perdia a memória toda hora, que a chamamos de Doris, Paracanthurus hepatus ou conhecido como Cirurgião-patela, tem a pele dura, composta por pequenas escamas de cor azul "royal" no dorso, amarelas na cauda, e um símbolo semelhante ao osso do joelho humano, a patela (de onde vem o nome do peixe). Possui um ou mais pares de afiadas lâminas na base da barbatana caudal, que são utilizadas em situações de defesa e ataque.Crescem até aos 31 centímetros.
Vive em águas transpaarentes, em zonas de corrente, adjacentes ao recife de coral.São encontrados ao longo do Indo-Pacífico. Pode ser visto noss recifes do Leste da África, Havaí, Japão, Samo, Nova Calenônia, e na Grande Barreira de Coral. Forma pequenos agregados, 1 a 2 metros acima do fundo. Os juvenis e sub-adultos vivem em grupos junto ao coral arborescente Pocillopora eydouxi e quando necessário escondem-se, apertando-se entre os ramos do coral.
São onívoros, alimentando-se principalmente de plâncton enquanto juvenis. Em adultos complementam essa dieta com algas.No aquário a sua alimentação pode incluir artémias, pequenas fatias de lulas, brócolis e ervilhas.

A reprodução ocorre entre o fim da tarde e a noite. Nesse momento, as cores do cirurgião-patela mudam, passando de um azul uniforme para um azul claro a parte anterior e azul escuro na parte posteior. Os machos tratam as fêmeas do cardumes com agressividade; a fecundação é externa e feita rapidamente.

Marcelle Lerbak

3 comentários:

  1. Eu também adoro ela! Não sei por que mas me identifico com ela!
    Marcelle

    ResponderExcluir
  2. Ela é demais! Acho que o nome dela não é Doris, não... É Dory! Mas gostei da postagem! :) É um dos peixes mais lindos que eu conheço!

    ResponderExcluir